cover
Tocando Agora:

Santos de Neymar pode ser rebaixado com gols de jogadores formados na Vila Belmiro

Santos decide o futuro contra o Cruzeiro e pode cair com gols de jogadores formados na Vila em roteiro cruel do Brasileirão Santos encara destino cruel em due...

Santos de Neymar pode ser rebaixado com gols de jogadores formados na Vila Belmiro
Santos de Neymar pode ser rebaixado com gols de jogadores formados na Vila Belmiro (Foto: Reprodução)

Santos decide o futuro contra o Cruzeiro e pode cair com gols de jogadores formados na Vila em roteiro cruel do Brasileirão

Santos encara destino cruel em duelo decisivo contra o Cruzeiro

O confronto entre Santos e Cruzeiro, no domingo (7), na Vila Belmiro, pode escrever um dos roteiros mais dolorosos do futebol brasileiro: o rebaixamento do Peixe, com Neymar em campo, diante da própria torcida. E os possíveis algozes seriam dois jogadores formados no clube, Gabigol e Kaio Jorge.

Um levantamento do Bolavip Brasil mostra que, desde 2011, a base santista revelou os maiores goleadores do Brasileirão, com 293 gols marcados por jogadores criados na Vila Belmiro. Isso reforça a ironia do cenário atual: caso o Peixe seja derrotado com gols de Kaio Jorge ou Gabigol, viverá a amarga experiência de cair pelas mãos de talentos que ajudou a formar.

O jogo reúne drama, história e um capítulo de enorme simbolismo para torcedores e ex-jogadores. Neymar, cria mais famosa do Santos e que voltou a ser decisivo, pode testemunhar um desfecho que contraria o ciclo de sucesso que marcou sua passagem.

Base santista domina a artilharia do Brasileirão

Segundo dados da Opta, os 50 maiores goleadores do Campeonato Brasileiro desde 2011 somaram 2.093 gols até a penúltima rodada. Desses, 293 foram marcados por atletas formados no Santos, como Gabigol, André, Yuri Alberto e Alan Patrick. Nenhuma outra base teve participação tão expressiva, com o Fluminense aparecendo em seguida, com 273.

A última rodada também deve coroar Kaio Jorge como o novo artilheiro do Brasileirão. O atacante do Cruzeiro tem 21 gols, três a mais que Arrascaeta, que está fora do duelo final. Atrás deles aparece Vitor Roque, com 16 tentos, cinco a menos que Kaio Jorge.

Com a provável conquista da artilharia, o Santos alcançará outro feito histórico: se tornará o clube que mais formou artilheiros diferentes do Brasileirão, chegando a cinco nomes, Pelé, Coutinho, Gabigol, Yuri Alberto e, agora, Kaio Jorge.

Kaio Jorge comemora um de seus gols pelo Cruzeiro no Brasileirão. Foto: Luiz Erbes/AGIF

Santos depende só de si

Para evitar o rebaixamento justamente diante de Gabigol e Kaio Jorge, o Santos precisa vencer ou empatar com o Cruzeiro neste domingo. O duelo promete tensão máxima do início ao fim.

Se perder, o clube dependerá de uma combinação de resultados com Internacional, Vitória, Fortaleza e Ceará para escapar de sua segunda queda na história para a Série B.