Santos enfrenta o Athletico-PR no gramado sintético onde não vence há quase cinco anos
O Peixe busca sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, mas terá que quebrar tabu envolvendo o gramado do estádio O Santos entra em campo nesta quinta-...
O Peixe busca sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, mas terá que quebrar tabu envolvendo o gramado do estádio
O Santos entra em campo nesta quinta-feira (12), às 19h (de Brasília), para enfrentar o Athletico-PR, na Arena da Baixada, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O Peixe ainda busca sua primeira vitória na competição nacional.
A tarefa, porém, não será simples. Para somar os três pontos fora de casa, o time santista precisará superar um histórico recente bastante negativo em estádios que possuem o gramado sintético.
Além do adversário, o Santos terá outro obstáculo relevante. O clube não vence partidas disputadas em gramado sintético desde 2021, o que aumenta o grau de dificuldade do confronto em Curitiba.
Jejum no gramado sintético preocupa
A última vitória do Peixe nesse tipo de piso aconteceu em 30 de outubro de 2021. Na ocasião, o Santos, então comandado por Fábio Carille, superou o próprio Athletico-PR por 1 a 0, com gol marcado por Madson.
Desde então, o retrospecto é preocupante. Foram 15 jogos disputados em gramado sintético, com dez derrotas e cinco empates. O aproveitamento neste período é de apenas 11,1%, com dez gols marcados e 27 sofridos.
O adversário mais frequente nesse cenário é o Palmeiras. Foram sete clássicos disputados em pisos sintéticos, todos com derrota santista. Em 2026, inclusive, o Santos perdeu por 1 a 0 para o rival na Arena Barueri, pelo Paulistão.
Santos perdeu para a Chapecoense no gramado sintético. Foto: Liamara Polli/AGIFDesfalques e possíveis novidades
Além disso, o Santos também enfrentou a Chapecoense nesse tipo de gramado. Na Arena Condá, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda foi derrotada por 4 a 2, na rodada de abertura do Brasileirão.
Para o duelo desta quinta, Vojvoda não contará com Neymar e Gabigol, preservados por causa do gramado sintético. Em contrapartida, o Peixe terá o retorno de Gabriel Menino e pode promover a estreia do atacante Moisés.