cover
Tocando Agora:

Santos instala grama sintética em um dos campos do CT Rei Pelé para a temporada 2026

Modernização do centro de treinamento mira durabilidade, desempenho e prevenção de lesões Depois de um ano decepcionante, marcado pela eliminação para o...

Santos instala grama sintética em um dos campos do CT Rei Pelé para a temporada 2026
Santos instala grama sintética em um dos campos do CT Rei Pelé para a temporada 2026 (Foto: Reprodução)

Modernização do centro de treinamento mira durabilidade, desempenho e prevenção de lesões

Depois de um ano decepcionante, marcado pela eliminação para o rival Corinthians na semifinal do Campeonato Paulista, pela queda diante do CRB-AL na Copa do Brasil e por um 12º lugar no Campeonato Brasileiro, escapando do rebaixamento apenas na rodada final, o Santos já começa a projetar a próxima temporada.

O primeiro compromisso oficial do Peixe está marcado para o dia 10 de janeiro (sábado), às 16h, contra o Novorizontino-SP, na Vila Belmiro, pela rodada inicial do Campeonato Paulista. Além das competições estaduais e nacionais, o Alvinegro também disputará a Copa Sul-Americana de 2026, retornando ao cenário continental após o acesso à Série A.

Enquanto não retorna aos jogos, o Peixe faz mudanças pontuais, tanto no elenco quanto em sua estrutura. E uma das novidades para 2026 será no campo 1 do CT Rei Pelé, que contará com grama sintética. A diretoria escolheu o sistema Soccer Grass HD Organic Pro, piso homologado pela Fifa e já adotado em centros de treinamento ao redor do mundo.

Gramado sintético foi tema polêmico com Neymar…

A instalação da tecnologia está em andamento e promete reduzir a necessidade de manutenção, além de oferecer maior durabilidade para suportar a rotina diária de treinos, inclusive do elenco profissional. De acordo com o clube, o gramado possui recursos de amortecimento e tração, com o objetivo de diminuir o risco de lesões.

“Modernizar o CT Rei Pelé é investir no futuro do Santos. Essa melhoria proporciona aos atletas um ambiente de treinamento em padrão internacional e reforça nosso compromisso em oferecer as melhores condições possíveis à equipe”, afirmou o presidente Marcelo Teixeira.

O tema da grama sintética ganhou destaque no Santos após Neymar demonstrar insatisfação com esse tipo de piso. A tendência é que o elenco profissional utilize o campo em atividades específicas voltadas a partidas disputadas nesse tipo de gramado.

… que ainda não renovou seu contrato com o Santos

Ao longo da temporada, o craque ressaltou que o jogo sofre alterações quando disputado em grama sintética, citando como exemplo o Allianz Parque, estádio do Palmeiras. “Jogar no Allianz, para mim, é impossível. Jogar em society incomoda qualquer jogador, independentemente de lesão”, declarou, em agosto deste ano.

Neymar, por sinal, ainda não renovou seu contrato com o Santos. Mesmo assim, o clube segue confiante em chegar a um acordo para estender o vínculo por pelo menos mais seis meses. Em 2025, o camisa 10 atuou em 28 jogos (23 como titular), marcou 11 gols e distribuiu quatro assistências.