Santos possui 34,2% de chance de queda no Brasileirão mesmo com Neymar e campanha semelhante à de 2023
Alvinegro Praiano está perigosamente perto da zona de rebaixamento e precisa de uma sequência positiva para escapar Santos possui 34,2% de chance de queda no...

Alvinegro Praiano está perigosamente perto da zona de rebaixamento e precisa de uma sequência positiva para escapar
Santos possui 34,2% de chance de queda no Brasileirão
Após voltar à elite do futebol brasileiro, o Santos decidiu fazer altos investimentos e foi um dos clubes que mais contratou ao longo do ano. Além de Neymar, o Peixe trouxe outras peças renomadas, como Zé Rafael, Rollheiser, Tiquinho e Mayke.
Entretanto, os trabalhos de Pedro Caixinha e Cléber Xavier não encaixaram, o que fez a diretoria mudar a rota e contratar Juan Pablo Vojvoda. Em dois jogos até aqui com o argentino, dois empates (Fluminense e Atlético-MG).
Dito isso, mesmo com todos os reforços contratados, o Alvinegro Praiano tem apenas dois pontos a mais do que tinha após 23 rodadas em 2023. Na época, o Santos estava na 17ª colocação. Hoje, aparece em 16°, fora do Z-4.
Isto é, de acordo com levantamento feito pelo departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Peixão aparece com 34,2% de chances de rebaixamento para a Série B.
Mais sobre a luta do Santos contra o rebaixamento
É interessante deixar claro que, embora outros quatro times tenham mais chance de cair do que o Santástico (Sport – 96,1%, Fortaleza – 74,3%, Juventude – 50,7% e Vitória – 50,7%), a situação do Alvinegro é delicada.
Vojvoda é a 3ª aposta de Marcelo Teixeira em 2025 – Foto: Mauricio De Souza/AGIFSó para se ter ideia, o mesmo levantamento também aponta que o Clube da Vila Belmiro tem somente 23,9% de chances de conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026, além de 0,75% de chance de vaga na Copa Libertadores. Quer dizer, a probabilidade de queda é maior.
Santos de Vojvoda terá clássico contra o São Paulo pelo Brasileirão
Antes de finalizar, o Santos terá a possibilidade de diminuir as chances de queda no próximo domingo (21), quando recebe o São Paulo. Como o Tricolor estará no meio do confronto contra a LDU (EQU) pela Libertadores, o Peixe pode tirar proveito da escalação de Crespo.