cover
Tocando Agora:

Santos precisa vencer o Velo Clube para tentar evitar quarta eliminação precoce no Paulistão nesta década

Além da vitória, a equipe do técnico Vojvoda ainda precisa torcer para outros resultados para conseguir a classificação O Santos enfrenta o Velo Clube, ne...

Santos precisa vencer o Velo Clube para tentar evitar quarta eliminação precoce no Paulistão nesta década
Santos precisa vencer o Velo Clube para tentar evitar quarta eliminação precoce no Paulistão nesta década (Foto: Reprodução)

Além da vitória, a equipe do técnico Vojvoda ainda precisa torcer para outros resultados para conseguir a classificação

O Santos enfrenta o Velo Clube, neste domingo (15), às 20h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, em duelo válido pela oitava e última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. O cenário é claro: apenas a vitória interessa ao Peixe.

Fora da zona de classificação, o Santos precisa vencer para manter viva a chance de avançar às quartas de final. Além disso, o clube depende de uma combinação de resultados para seguir no Estadual.

O Santos vive uma década complicada no Paulistão e chega à rodada final novamente ameaçado por uma eliminação precoce. Nas edições 2021, 2022 e 2023, o Peixe não avançou às quartas de final da competição.

Histórico recente amplia o peso da partida

Em 2020, o time conseguiu avançar às quartas de final, mas acabou eliminado pela Ponte Preta, com derrota por 3 a 1. O resultado marcou o início de uma sequência de campanhas instáveis.

Em 2024, o cenário foi diferente. O Peixe chegou à final do Estadual e terminou com o vice-campeonato após perder a decisão para o Palmeiras. Já em 2025, a campanha voltou a decepcionar, com eliminação nas semifinais diante do Corinthians.

Na atual edição do Paulistão, o Santos soma apenas nove pontos após sete rodadas e ocupa a décima colocação. Apenas os oito melhores avançam às quartas de final, o que torna a rodada decisiva para evitar mais uma queda antecipada.

Santos vem de derrota para o Athletico-PR no Brasileirão. Foto: Hedeson Alves/AGIF

Vojvoda ganha reforços e tenta aliviar pressão

O treinador Juan Pablo Vojvoda enfrenta forte cobrança por resultados e vê no duelo uma chance de mudar o ambiente. A vitória pode significar fôlego para o trabalho e alívio para um elenco pressionado.

Para o confronto, o Santos deve contar com retornos importantes. Gabigol, poupado na última rodada do Brasileirão por causa do gramado sintético da Arena da Baixada, volta a ficar à disposição. Enquanto Neymar volta a ser relacionado.