São Paulo registra queda no aproveitamento e fecha clássicos de 2025 abaixo do esperado
Tricolor paulista fecha o ano com desempenho inferior ao de 2024 e dificuldades fora de casa São Paulo vê queda no aproveitamento nos clássicos em relação...
Tricolor paulista fecha o ano com desempenho inferior ao de 2024 e dificuldades fora de casa
São Paulo vê queda no aproveitamento nos clássicos em relação ao ano passado
O São Paulo encerrou sua participação em clássicos na temporada com a derrota por 3 a 1 para o Corinthians, na quinta-feira (21), na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do Brasileirão Betano. O Majestoso também marcou o último clássico do Tricolor em 2025.
O revés derrubou o aproveitamento são-paulino nos duelos contra Corinthians, Palmeiras e Santos, além de encerrar a série de nove jogos sem perder para o Timão no Brasileirão.
Ao todo, o São Paulo disputou 10 clássicos no ano e somou três vitórias, um empate e seis derrotas, com 33,3% dos pontos disputados. O número é inferior ao de 2024, quando a equipe fez oito clássicos, conquistando 41,6% de aproveitamento.
Clássicos de 2025: vitórias raras e polêmicas recorrentes
O resultado no Majestoso representou a primeira derrota do São Paulo para o Corinthians em 2025. Nos dois compromissos anteriores, ambos no Morumbis, o Tricolor havia vencido por 3 a 1 no Paulistão e por 2 a 0 no 1º turno do Brasileirão.
O Palmeiras foi quem mais trouxe dificuldades ao São Paulo no ano. No Paulistão, houve empate sem gols no Allianz Parque, mas a semifinal teve pênalti controverso de Arboleda em Vitor Roque, que garantiu vitória palmeirense por 1 a 0. No Brasileirão, houve nova derrota no 1º turno e uma virada sofrida no Morumbis.
São Paulo perdeu para o Corinthians pelo Brasileirão. Foto: Ettore Chiereguini/AGIFContra o Santos, o desempenho também foi irregular. O São Paulo perdeu na Vila Belmiro pelo Paulistão e pelo Brasileirão, mas conseguiu uma vitória por 2 a 1 no Morumbis pela competição nacional, em um dos poucos clássicos positivos da equipe.
Diferença entre casa e fora pesa na análise
Como visitante, o Tricolor não venceu nenhum clássico: foram cinco derrotas e um empate longe de casa. Já no Morumbis, o desempenho foi mais equilibrado, com três vitórias e só uma derrota.