cover
Tocando Agora:

Tapia e Luciano decidem cinco minutos, São Paulo vence Santos e sonha com mata-mata Paulistão 2026

Tapia e Luciano marcaram em sequência, definiram o clássico contra o Santos e mantiveram o São Paulo vivo na luta por uma vaga no mata-mata do Paulistão 202...

Tapia e Luciano decidem cinco minutos, São Paulo vence Santos e sonha com mata-mata Paulistão 2026
Tapia e Luciano decidem cinco minutos, São Paulo vence Santos e sonha com mata-mata Paulistão 2026 (Foto: Reprodução)

Tapia e Luciano marcaram em sequência, definiram o clássico contra o Santos e mantiveram o São Paulo vivo na luta por uma vaga no mata-mata do Paulistão 2026

O São Paulo venceu o Santos por 2 a 0, na noite deste sábado (31), no Morumbi, pela 6ª rodada do Campeonato Paulista, e ganhou fôlego na luta por uma vaga no mata-mata. Tapia e Luciano marcaram em um intervalo de seis minutos no segundo tempo, decretando o triunfo tricolor em um clássico marcado por intensidade e pressão santista.

Com o resultado, o Tricolor chega aos sete pontos e sobe para a 11ª colocação, enquanto o Peixe estaciona nos seis pontos e cai para o 12º lugar, ampliando o cenário de alerta na competição.

A derrota no Morumbi estende a sequência negativa do Santos para seis jogos sem vitória na temporada. O Alvinegro Praiano só não corre risco imediato de terminar a rodada na zona de rebaixamento porque Noroeste e Velo Clube se enfrentam, impedindo que ambos ultrapassem o Peixe simultaneamente. Além disso, o time comandado por Vojvoda encerra a fase de clássicos do Paulistão sem vencer, após derrota para o Palmeiras (1 a 0), empate com o Corinthians (1 a 1) e o revés diante do São Paulo.

Do outro lado, o São Paulo chega à segunda vitória consecutiva, já que havia derrotado o Flamengo na estreia do Brasileirão, e ganha confiança para a sequência da temporada. No recorte dos clássicos estaduais, o Tricolor fecha com um empate, uma derrota e uma vitória, melhorando seu desempenho em jogos grandes.

Primeiro tempo truncado e expulsão muda o jogo

O clássico começou muito físico e com poucas jogadas criativas. Empurrado pela torcida, o São Paulo teve mais posse de bola e controle territorial, criando as melhores chances da primeira etapa. Aos 26 e 29 minutos, Tapia e Bobadilla finalizaram com perigo, exigindo boas defesas de Gabriel Brazão, destaque santista no primeiro tempo.

SP – SAO PAULO – 31/01/2026 – PAULISTA 2026, SAO PAULO X SANTOS – Tapia jogador do Sao Paulo comemora seu gol durante partida contra o Santos no estadio Morumbi pelo campeonato Paulista 2026. Foto: Marcello Zambrana/AGIF

O jogo mudou aos 35 minutos, quando Gabriel Menino recebeu o segundo cartão amarelo após falta próxima à área e foi expulso, deixando o Santos com um a menos ainda antes do intervalo. Na tentativa de reorganizar a equipe, Vojvoda promoveu a estreia de Rony, sacando Miguelito e Rollheiser.

Tapia e Luciano decidem rapidamente para o São Paulo

Com superioridade numérica, o São Paulo voltou do intervalo mais agressivo e objetivo. Logo aos cinco minutos, Lucas fez boa jogada pela esquerda e encontrou Luciano, que parou em grande defesa de Brazão. No rebote, Tapia bateu com desvio e abriu o placar.

Seis minutos depois, o golpe final. Marcos Antônio acionou Luciano, que finalizou forte de canhota para ampliar. O lance foi revisado pelo VAR e confirmado, já que Vinícius Lira dava condição legal ao camisa 10 tricolor. A vitória mantém o Tricolor vivo na disputa por uma vaga no mata-mata, enquanto o Peixe sai do clássico ainda mais pressionado no Paulistão 2026.