cover
Tocando Agora:

Técnicos brasileiros disputam prêmio de melhor do mundo no futebol feminino

Arthur Elias, Luiz Guimarães, Tatiele Silveira e Jonas Urias estão entre os indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo IFFHS anuncia indicados de 2025 ...

Técnicos brasileiros disputam prêmio de melhor do mundo no futebol feminino
Técnicos brasileiros disputam prêmio de melhor do mundo no futebol feminino (Foto: Reprodução)

Arthur Elias, Luiz Guimarães, Tatiele Silveira e Jonas Urias estão entre os indicados ao prêmio de melhor técnico do mundo

IFFHS anuncia indicados de 2025

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou neste domingo (9) os finalistas ao prêmio de melhor treinador do ano no futebol feminino, nas categorias de clubes e seleções. O Brasil aparece com quatro representantes na lista, reforçando a força e o reconhecimento do trabalho de técnicos e técnicas brasileiros no cenário internacional. O resultado final será anunciado no dia 10 de dezembro.

O técnico da Seleção Brasileira Feminina, Arthur Elias, é um dos indicados ao prêmio de melhor treinador de seleção do ano. O treinador conquistou a Copa América Feminina de 2025 de forma invicta e venceu seleções europeias em amistosos recentes, como Inglaterra e Itália. “Este reconhecimento reflete o crescimento do futebol feminino brasileiro e o trabalho coletivo da comissão e das atletas”, destacou Elias.

Tatiele Silveira, ex-treinadora do Internacional e hoje à frente do Colo-Colo, também figura entre os finalistas. Sob seu comando, o clube chileno voltou a disputar a final da Libertadores Feminina e consolidou sua hegemonia no campeonato nacional. A presença de Tatiele na lista marca a valorização de treinadoras brasileiras que atuam fora do país, ampliando o impacto da escola nacional no futebol feminino sul-americano.

Jonas Urias, técnico das Cabulosas. Foto: Staff Images Woman/CBF

Luiz Guimarães e Jonas Urias completam a lista

Outro nome brasileiro em destaque é Luiz Guimarães, técnico da seleção paraguaia feminina, que fez história ao classificar a equipe para o Mundial de 2027. Já Jonas Urias, do Cruzeiro, foi reconhecido pelo bom desempenho da equipe mineira, que fez campanha sólida no Brasileirão e chegou às semifinais da Copa do Brasil Feminina. Ambos reforçam o protagonismo dos treinadores brasileiros em diferentes níveis do futebol continental.

A premiação da IFFHS ocorre desde 1987 e é baseada no ano civil, de janeiro a dezembro. O júri é composto por jornalistas e especialistas em futebol de mais de 120 países, que analisam desempenho, conquistas e impacto técnico de cada treinador. Os rankings e resultados são considerados referência mundial e influenciam outras votações, como as da FIFA e da The Best.

Além das premiações para treinadores, a IFFHS também reconhece os melhores goleiros, árbitros, atacantes, meias, jovens jogadores e jogadoras do mundo, tanto no masculino quanto no feminino. As estatísticas e votações são divulgadas progressivamente até 15 de janeiro de 2026. O Brasil, que já teve vencedores em categorias anteriores, busca repetir o feito agora com representantes no comando técnico.

Reconhecimento do trabalho nacional

A presença de quatro brasileiros entre os indicados reforça o crescimento da metodologia e da formação técnica no país. Nos últimos anos, o Brasil tem exportado treinadores e acumulado resultados expressivos, tanto em seleções quanto em clubes. A indicação é vista como símbolo do amadurecimento do futebol feminino e da consolidação de uma geração de profissionais que têm levado o nome do país a novos patamares.