cover
Tocando Agora:

Thiago Silva explica formação com três zagueiros após vitória histórica do Fluminense

A estratégia funcionou muito bem, dando liberdade para os alas e maior segurança defensiva. Flu segue fazendo história no Mundial O Fluminense fez hist...

Thiago Silva explica formação com três zagueiros após vitória histórica do Fluminense
Thiago Silva explica formação com três zagueiros após vitória histórica do Fluminense (Foto: Reprodução)

A estratégia funcionou muito bem, dando liberdade para os alas e maior segurança defensiva.

Flu segue fazendo história no Mundial

O Fluminense fez história ao vencer a Internazionale, da Itália, por 2 a 0 nesta segunda-feira (30), pelas oitavas de final do Mundial de Clubes da FIFA. A vitória diante do atual vice-campeão da Champions League veio com uma atuação sólida e segura da equipe comandada por Renato Gaúcho, que apostou em uma formação com três zagueiros: Thiago Silva, Ignácio e o argentino Freytes.

Antes da partida, a escolha pela linha de três zagueiros gerou críticas de torcedores e jornalistas, que temiam que a mudança deixasse o time muito defensivo. No entanto, a estratégia funcionou muito bem, dando liberdade para os alas e maior segurança defensiva. Os gols da vitória foram marcados por Germán Cano, logo aos 3 minutos de jogo, e Hércules, nos acréscimos do segundo tempo.

Thiago Silva explicou a estratégia na defesa

Após a partida, o zagueiro Thiago Silva, um dos melhores em campo, explicou a decisão tática adotada pela equipe. “A estratégia foi se espelhar um pouco no que eles fazem. Eles jogam com alas muito em cima, principalmente do lado do Renê, onde o Dumfries atua, que é um cara muito forte. Se a gente ficasse com uma linha de quatro, acredito que íamos sofrer mais. Com o Ignácio junto com a gente, nos deixou mais protegidos”, afirmou o veterano em entrevista ao Cazé TV.

Thiago Silva também revelou que foi a primeira vez que o Fluminense usou essa formação. “Foi a primeira vez que a gente jogou assim. Tínhamos feito um ou dois treinos antes, e deu certo. Dentro de campo é outra coisa, mas conseguimos aplicar o que treinamos”, destacou o capitão, que liderou a defesa tricolor com experiência e segurança.

CHARLOTTE, NORTH CAROLINA – JUNE 30: Federico Dimarco #32 of FC Internazionale Milano controls the ball while under pressure from Samuel Xavier #2, Thiago Silva #3, and Hercules #35 of Fluminense FC during the FIFA Club World Cup 2025 round of 16 match between FC Internazionale Milano and Fluminense FC at Bank of America Stadium on June 30, 2025 in Charlotte, North Carolina. (Photo by Michael Reaves/Getty Images)

Flu pode enfrentar City ou Al Hilal

Com a vitória, o Fluminense avançou para as quartas de final do Mundial de Clubes e agora aguarda o vencedor do confronto entre Manchester City e Al-Hilal, que acontece ainda nesta segunda-feira, às 22h. A expectativa é de mais um grande desafio para o time carioca.

A atuação da defesa foi um dos pontos mais elogiados da partida, principalmente pela maneira como conseguiram anular as jogadas ofensivas da Inter, que conta com atacantes perigosos como Lautaro Martínez. A experiência de Thiago Silva, aliada à aplicação tática dos companheiros, foi essencial para o resultado.

Agora, o Fluminense terá alguns dias de preparação para o confronto das quartas de final, onde espera manter o nível de atuação e seguir fazendo história na competição.