Thiago Silva rescinde contrato com o Fluminense; veja números do zagueiro na temporada
Decisão do jogador foi influenciada pela distância da família, que vive em Londres, mas Thiago Silva não planeja aposentadoria O zagueiro Thiago Silva não...
Decisão do jogador foi influenciada pela distância da família, que vive em Londres, mas Thiago Silva não planeja aposentadoria
O zagueiro Thiago Silva não é mais jogador do Fluminense. Na tarde da última terça-feira (16), clube e atleta assinaram o termo de rescisão contratual, deixando o defensor livre no mercado para acertar com um novo time sem custos.
Capitão desde o retorno ao clube, em meados de 2024, Thiago encerra a passagem pelo time do coração com 212 partidas disputadas e 19 gols marcados. O único título conquistado pelo Fluminense foi a Copa do Brasil de 2007, a primeira taça de sua carreira.
A principal razão para a saída foi de ordem familiar. Enquanto Thiago defendia o Tricolor no Brasil, a esposa e os filhos permaneceram em Londres. Os dois garotos atuam nas categorias de base do Chelsea, e o mais velho, Isago, assinou o primeiro contrato profissional em 2025.
Último jogo e desempenho decisivo
O jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Vasco marcou a despedida de Thiago Silva com a camisa do Fluminense. A partida teve forte carga emocional e simbolizou o fim da segunda passagem do zagueiro pelo clube carioca.
Na decisão por pênaltis, o experiente defensor foi responsável por converter a primeira cobrança do Tricolor. Apesar da liderança e da precisão, o Fluminense acabou eliminado e deu adeus à chance de disputar mais uma final nacional.
Os números da temporada 2025 reforçam a importância de Thiago Silva. Foram 46 jogos, sendo 45 como titular, com quatro gols, uma assistência, 91% de acerto nos passes e 64% de eficiência nos duelos, além de 253 cortes e nenhum erro que resultasse em gol, segundo o Sofascore.
Thiago Silva comemora seu gol contra o Bahia, pela última rodada do Brasileirão. Foto: Jorge Rodrigues/AGIFFuturo próximo e tentativa de permanência
Mesmo aos 41 anos, Thiago Silva não cogita aposentadoria. O plano é buscar um novo clube o mais próximo possível de Londres, mantendo-se perto da família. Desde a assinatura do contrato, havia um acordo que previa a possibilidade de saída nos últimos meses.
O Fluminense tentou reverter a decisão, utilizando como argumentos a disputa da fase de grupos da Libertadores e a proximidade da Copa do Mundo de 2026. Ainda assim, o desejo pessoal falou mais alto e selou o encerramento da segunda passagem do ídolo.