cover
Tocando Agora:

Transfer ban sofrido pelo Botafogo repercute no exterior e vira manchete na imprensa internacional

Punição da Fifa atravessa fronteiras, expõe bastidores do clube e pressiona o início de 2026 Após viver a melhor temporada de sua história, o Botafogo en...

Transfer ban sofrido pelo Botafogo repercute no exterior e vira manchete na imprensa internacional
Transfer ban sofrido pelo Botafogo repercute no exterior e vira manchete na imprensa internacional (Foto: Reprodução)

Punição da Fifa atravessa fronteiras, expõe bastidores do clube e pressiona o início de 2026

Após viver a melhor temporada de sua história, o Botafogo encerrou 2025 sem conquistas. O clube terminou o Carioca na nona posição, ficou em sexto no Brasileirão, foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil e caiu nas oitavas tanto da Libertadores quanto do Mundial de Clubes, além de acumular os vice-campeonatos da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana.

O primeiro compromisso oficial do Glorioso em 2026 acontece no dia 14 (quinta-feira), quando enfrenta a Portuguesa-RJ, no Estádio Luso-Brasileiro, pela rodada inicial do Campeonato Carioca. O primeiro clássico do ano está marcado para 1º de fevereiro, diante do Fluminense, no Estádio Nilton Santos.

Já no fim de 2025, o Glorioso foi surpreendido ao sofrer um *transfer ban* imposto pela Fifa, em razão da dívida com o Atlanta United envolvendo Thiago Almada. Mesmo já em conversas com a equipe estadunidense para reverter a situação, a penalidade ganhou ampla repercussão na imprensa internacional.

Jornais franceses repercutiram a informação

O tema teve destaque especialmente na França, onde John Textor costuma ser alvo de questionamentos por sua gestão no Lyon, e também na Argentina, país de origem de Almada, com repercussão em veículos como o jornal “Olé”.

Meios de comunicação do México e do Equador também noticiaram o caso, motivados pela trajetória do novo técnico alvinegro, o argentino Martín Anselmi, que já trabalhou no mexicano Cruz Azul e no equatoriano Independiente del Valle.

“A menos de dez dias de ter sido anunciado como treinador do Botafogo, Martín Anselmi e o clube brasileiro recebem uma punição exemplar da Fifa”, publicou o site mexicano “Excelsior”, ao destacar o novo comandante do Alvinegro em sua publicação.

Botafogo enfrenta o Nacional Potosí na Libertadores

Jornais da Bolívia também relataram a situação do Botafogo, que será adversário do Nacional Potosí na segunda fase preliminar da Libertadores de 2026. A notícia chegou, inclusive, a países com pouca ligação atual com o Fogão, como Croácia e Macedônia do Norte.

O Botafogo estará entre os clubes brasileiros que disputarão a Copa Libertadores, ao lado de Flamengo (atual campeão), Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Bahia. O Fogão, assim como os baianos, iniciará o torneio nas fases preliminares.