Vasco possui vantagem histórica contra o Botafogo e tenta ampliar superioridade no clássico do Brasileirão
Mesmo com boa fase do Botafogo, Cruzmaltino domina o retrospecto do Clássico da Amizade Botafogo e Vasco se enfrentam no Nílton Santos Vindo de tropeços ...
							Mesmo com boa fase do Botafogo, Cruzmaltino domina o retrospecto do Clássico da Amizade
Botafogo e Vasco se enfrentam no Nílton Santos
Vindo de tropeços no último fim de semana, Botafogo e Vasco fazem, nesta quarta-feira (5), às 19h30, o último Clássico da Amizade de 2025. A partida, que ocorre no Estádio Nilton Santos, é válida pela 32ª rodada do Brasileirão Betano.
O Glorioso, com 48 pontos conquistados, é o sexto colocado do Brasileirão Betano, enquanto o Cruzmaltino possui 42 pontos, seis a menos que o Fogão, ocupando o nono lugar da competição e abrindo uma distância de 11 pontos para o Vitória (31), primeiro time dentro da zona de rebaixamento.
Um dos principais clássicos do Rio de Janeiro e do Brasil, os rivais já se enfrentaram 363 vezes em jogos oficiais, com vantagem para o Vasco, que venceu o confronto 154 vezes, diante de 102 triunfos do Fogão, além de 107 empates.
Vasco já venceu o rival 22 vezes no Brasileirão Betano
Considerando apenas os confrontos válidos pelo Brasileirão Betano, foram 54 encontros, novamente com os vascaínos levando vantagem: 22 vitórias, contra 14 triunfos botafoguenses e 18 empates.
Além do Brasileirão Betano, o Vasco também leva vantagem no Campeonato Carioca (97 a 63, com 65 empates), na Taça Guanabara (quatro a dois, além de quatro igualdades), no Torneio Rio-São Paulo (11 a cinco, com seis empates) e em amistosos e torneios amistosos (20 a 16, além de dez empates).
Vasco eliminou o Botafogo nos pênaltis na Copa Betano do Brasil Foto: Jorge Rodrigues/AGIFJá o Botafogo leva vantagem nas partidas disputadas pela Copa Betano do Brasil (uma vitória e três empates) e no Brasileirão Série B (duas vitórias em dois jogos). Os rivais nunca se enfrentaram em uma competição continental oficial.
Maior goleada é do Vasco: 7 a 0 no Carioca de 2001
Em relação às goleadas, a maior vitória do Vasco no confronto foi no Campeonato Carioca de 2001, quando derrotou o Glorioso por 7 a 0, com gols de Romário (duas vezes), Juninho Paulista (três vezes), Pedrinho e Euller. Já a maior goleada do Botafogo no clássico foi por 5 a 0, no Torneio Extra João Teixeira de Carvalho.
Na atual temporada foram quatro confrontos, com uma vitória do Vasco (1 a 0 no Carioca), um triunfo do Botafogo (2 a 0 no Brasileirão Betano) e dois empates (ambos por 1 a 1 na Copa Betano do Brasil), com o Gigante da Colina avançando nos pênaltis.