Vasco tenta encerrar jejum de vitórias contra o Juventude após 16 anos, desde a Série B 2009
Tabu incômodo reacende pressão em São Januário e liga alerta no Brasileirão Betano Vasco da Gama recebe o Juventude em São Januário Após a dura derr...
Tabu incômodo reacende pressão em São Januário e liga alerta no Brasileirão Betano
Vasco da Gama recebe o Juventude em São Januário
Após a dura derrota para o Botafogo no meio de semana, o Vasco volta a campo neste sábado (8), às 18h, para enfrentar o Juventude, em São Januário, em confronto válido pela 33ª rodada do Brasileirão Betano.
O Cruzmaltino está na nona posição do Brasileirão Betano, com 42 pontos conquistados. A diferença para o rival Fluminense (50), atual sétimo colocado, é de oito pontos. Já a distância para o Santos (33), primeiro time na zona de rebaixamento, é de nove pontos.
Após duas derrotas consecutivas, o Vasco busca quebrar um tabu incômodo diante do Juventude, adversário que o Cruzmaltino não vence há 16 anos. A última vitória sobre os gaúchos foi por 2 a 1, em 2009, em confronto válido pela Série B do Campeonato Brasileiro, justamente em uma partida que marcou o acesso vascaíno.
Vasco não venceu o Juventude nesta década
Naquela ocasião, o Gigante da Colina atuou em um Maracanã com mais de 80 mil torcedores, em confronto válido pela 34ª rodada daquela edição. Adriano abriu o placar para os cariocas, mas o time gaúcho igualou o marcador no segundo tempo.
O empate não servia para garantir o acesso, até que, seis minutos depois do gol dos visitantes, Carlos Alberto, principal destaque daquela campanha, marcou de pênalti e selou o triunfo e o retorno à elite. Sob o comando de Dorival Júnior, o Vasco ainda encerraria a competição conquistando o título da Série B.
Jogadores do Juventude vibram ao marcar em vitória diante do Vasco Foto: Luiz Erbes/AGIFDesde então, Vasco e Juventude se enfrentaram apenas três vezes. No Brasileirão Betano de 2024, os jaconeros venceram por 2 a 0 (gols de Lucas Barbosa e Jean Carlos) em Caxias do Sul. Em São Januário, houve empate em 1 a 1, com gols de Dimitri Payet para os cariocas e Edson Carioca para os gaúchos.
Juventude venceu por 2 a 0 no primeiro turno deste ano
Já no Brasileirão Betano de 2025, o confronto no Alfredo Jaconi, pelo primeiro turno, terminou com nova vitória do Juventude, novamente por 2 a 0, com gols de Nenê (em pênalti relâmpago cometido pelo Vasco) e Gabriel Taliari.
Pela Série A, o Vasco não derrota o Juventude desde 2005, quando goleou por 5 a 2 no Rio de Janeiro. Em 2006, foram dois empates (0 a 0 e 1 a 1), enquanto os gaúchos venceram os dois confrontos em 2007, por 2 a 0 em casa e 1 a 0 fora.