cover
Tocando Agora:

Vinícius Lira convence, muda planejamento do Santos e faz diretoria recuar por reforço na lateral

Após sequência como titular e boa atuação na goleada sobre o Velo Clube, jovem da base ganha respaldo interno e faz o Peixe priorizar outras carências no e...

Vinícius Lira convence, muda planejamento do Santos e faz diretoria recuar por reforço na lateral
Vinícius Lira convence, muda planejamento do Santos e faz diretoria recuar por reforço na lateral (Foto: Reprodução)

Após sequência como titular e boa atuação na goleada sobre o Velo Clube, jovem da base ganha respaldo interno e faz o Peixe priorizar outras carências no elenco

O Santos ganhou um novo fator no planejamento da temporada. A afirmação do lateral-esquerdo Vinícius Lira levou a diretoria a frear a busca por um reforço para a posição e apostar na continuidade do jovem como titular.

Menino da Vila, Vini Lira assumiu espaço após a saída de Souza, negociado com o Tottenham, e aproveitou a oportunidade no elenco comandado por Juan Pablo Vojvoda. Inicialmente reserva, ele ganhou minutos nas últimas partidas e passou a ser visto internamente como solução caseira para a lateral esquerda.

A virada de cenário ficou mais evidente no último domingo (15), quando o Peixe goleou o Velo Clube por 6 a 0, pelo Campeonato Paulista, garantindo vaga nas quartas de final. Lira atuou os 90 minutos e teve participação segura, reforçando a confiança da comissão técnica e da diretoria.

Vini Lira tomou vaga de Escobar e agradou a Vojvoda

O jovem chegou a disputar posição com Gonzalo Escobar, que vinha sendo titular no início do ano, mas a pressão da torcida por oportunidades ao garoto da base cresceu. Após certa resistência, Vojvoda passou a dar sequência ao camisa 3, que respondeu com regularidade.

Na temporada, Lira soma oito partidas — seis pelo Paulista e duas pelo Brasileiro — números que, aliados ao contrato válido até 2028, sustentam a decisão do clube de não ir ao mercado neste momento.

Com a confiança de Vojvoda, Vini Lira ganhou a condição de titular na LE do Santos – Foto: Marcello Zambrana/AGIF

Santos não pretende ir ao mercado por novo LE

Segundo o setorista Renan César, que acompanha o dia a dia no CT Rei Pelé, a ideia é clara: dar minutagem e consolidar o jovem. Internamente, a avaliação é de que o Santos possui outras prioridades no elenco e prefere direcionar recursos para setores considerados mais urgentes.

Assim, pelo menos até o meio do ano, a tendência é que Vini Lira siga como titular, com Escobar como alternativa imediata. Um novo investimento na lateral esquerda só deve voltar à pauta caso o desempenho do jovem não se sustente ao longo da temporada.