Vitinha dribla polêmicas com Neymar e Messi e vira protagonista no PSG
Português supera críticas e lidera o PSG rumo à final do Mundial de Clubes contra o Chelsea neste domingo, nos EUA De coadjuvante a peça-chave do PSG Co...

Português supera críticas e lidera o PSG rumo à final do Mundial de Clubes contra o Chelsea neste domingo, nos EUA
De coadjuvante a peça-chave do PSG
Contratado discretamente pelo PSG em junho de 2022, Vitinha, revelado pelo Porto, passou quase despercebido em meio às estrelas do elenco. Com 25 anos, o meio-campista só ganhou protagonismo após as saídas de Neymar, Messi e, por fim, Mbappé. Desde então, seu talento passou a brilhar sob o comando de Luis Enrique. Se tornando um dos principais responsáveis pelo título da Champions League e de chegar a final do Mundial de Clubes.
No Mundial de Clubes, o português tem sido o motor do meio-campo parisiense. Atuou todos os minutos possíveis nas seis partidas da campanha, incluindo os acréscimos. Agora, prepara-se para a decisão contra o Chelsea, marcada para domingo, às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, nos Estados Unidos.
Bastidores turbulentos
Antes de atingir esse patamar, Vitinha teve de lidar com episódios desconfortáveis nos bastidores. Em 2023, o jornal L’Équipe revelou um suposto desentendimento entre o português e Lionel Messi durante um treinamento. Segundo a publicação, o argentino teria se irritado com entradas mais duras e chegou a proferir ofensas ao colega de equipe.
A imprensa local chegou a afirmar que Vitinha havia pedido para sair do clube após o episódio, o que foi prontamente negado pelo próprio atleta nas redes sociais. “É completamente falso que isso tenha acontecido”, escreveu ele na época, rebatendo as especulações.
Com o tempo, outras informações vieram à tona. Após a saída de Neymar para o Al-Hilal, em 2024, uma nova reportagem do L’Équipe revelou o clima tenso no vestiário parisiense na temporada 2022/23. Segundo a matéria, Neymar demonstrava frequentes explosões de raiva e era especialmente ríspido com Vitinha, embora o português jamais tenha tornado o caso público.
Mbappé também foi citado em rumores de insatisfação com as contratações daquela janela, que incluíram Vitinha, Nuno Mendes e Fabián Ruiz. Ainda assim, o camisa 17 manteve-se distante das polêmicas, sempre com postura reservada e elogiando os colegas.
Messi, Mbappé e Neymar durante a partida entre PSG e Real Madrid, pela Liga dos Campeões – David Bustamante/GettyReconhecimento merecido
Em diversas entrevistas, Vitinha já confessou que, no início, dividir o vestiário com nomes como Messi, Neymar, Mbappé, Sergio Ramos e Verratti parecia “um sonho”. Porém, seu estilo discreto e o foco no coletivo foram fundamentais para que ganhasse espaço com o tempo.
Agora, já sem os astros no elenco, o português é um dos pilares do PSG. Em janeiro de 2025, em entrevista ao Times, destacou a força do grupo: “Kylian é um dos melhores, senão o melhor. Não é possível substituí-lo diretamente, mas você faz isso com o time. E foi isso que fizemos.”