Vojvoda chega ao Santos para tentar superar aproveitamento de Sampaoli, 7% superior ao seu no Fortaleza
Argentino de 50 anos é apresentado e promete manter viva a essência histórica do Santos Vojvoda é apresentado no Santos e será o sexto técnico argentino ...

Argentino de 50 anos é apresentado e promete manter viva a essência histórica do Santos
Vojvoda é apresentado no Santos e será o sexto técnico argentino no clube
O Santos apresentou oficialmente o técnico Juan Pablo Vojvoda, que chega com a missão de recolocar a equipe nos trilhos do Campeonato Brasileiro. O argentino de 50 anos assume o comando após passagem marcante pelo Fortaleza e se torna o sexto treinador de seu país a dirigir o clube na história. Pelo Leão do Pici, Vojvoda teve 55,1% de aproveitamento.
O primeiro deles foi Abel Picabéa, que esteve à frente da equipe entre 1946 e 1947. Em 71 jogos, conquistou 38 vitórias e ficou marcado pela excursão ao Norte do país logo após a Segunda Guerra. Décadas depois, em 1977, José Manuel Ramos Delgado assumiu em meio a um período conturbado, somando nove vitórias, nove empates e oito derrotas.
Agora, Vojvoda dá sequência a uma tradição que vem desde o século passado. O desafio do novo comandante será equilibrar resultados imediatos com a construção de um trabalho sólido e duradouro na Vila Belmiro.
Histórico recente de argentinos no Peixe
No século XXI, outros técnicos argentinos já passaram pelo clube. O mais bem-sucedido foi Jorge Sampaoli, que em 2019 levou o Santos ao vice-campeonato brasileiro, com 35 vitórias em 65 partidas. O treinador teve aproveitamento de 62,4%.
Depois dele, Ariel Holan assumiu em 2021, mas deixou o cargo após apenas 12 jogos, com quatro vitórias. Já Fabián Bustos, em 2022, também não teve êxito: em 28 partidas, acumulou oito vitórias, 12 empates e nove derrotas. O levantamento foi feito pela ASSOPHIS, entidade que preserva a história do clube.
Durante a apresentação, Vojvoda demonstrou emoção e destacou a grandeza da nova casa: “É um orgulho para mim e para a minha família. O Santos é história, é paixão. Quero caminhar junto com o clube, dirigentes, jogadores e torcida”, afirmou o técnico.
Sampaoli comandou o Santos em 2019. Foto: Thiago Ribeiro/AGIFCarreira e comissão técnica de Vojvoda
Natural de General Baldissera, Vojvoda chega ao Peixe após quatro anos de sucesso no Fortaleza, onde conquistou cinco títulos e se tornou o treinador com mais jogos na história do clube cearense.
O novo comandante estará acompanhado dos auxiliares Nahuel Martinez e Gáston Liendo, além de profissionais de confiança, como o preparador físico Luis Azpiazu, o preparador de goleiros Santiago Piccinini e o psicólogo Christian Rodrigues. Revelado como jogador no Newell’s Old Boys, Vojvoda também dirigiu Talleres, Defensa y Justicia, Huracán e Unión La Calera antes de chegar ao Brasil.